Estatísticas
Abaixo, estão os indicadores de desempenho e os objetivos de nível de serviço específicos da plataforma de API da sua entidade. Estes são publicados diariamente com os dados dos Últimos três meses de serviço.
Foram estabelecidos os seguintes indicadores de disponibilidade:
- Tempo de disponibilidade das interfaces (% tempo de serviço menos % tempo de parada).
- Tempo de NÃO disponibilidade das interfaces (segundos que foram parados no total de 24 horas).
Além disso, foram também estabelecidos os seguintes indicadores de desempenho:
- Tempo médio diário (em milissegundos) por solicitação de serviços de iniciação de pagamento.
- Tempo médio diário (em milissegundos) por solicitação para consultas de saldo da conta (saldos de conta, pagamentos, transferências).
- Taxa de erro diária (número de mensagens com erro entre o total de operações).
Para demonstrar que esses parâmetros são tão rigorosos quanto os definidos para a interface do utilizador, os dados são mostrados comparativamente ao canal dedicado às APIS e ao canal direto disponível aos utilizadores.
Você pode baixar um arquivo com todos esses dados no formato csv, aqui CSV
Disponibilidade de interfaces
Cálculo das disponibilidades
A percentagem do downtime é calculada usando o número total de segundos da interface em que ficou "parada" sobre o total de 24 horas. O período começa e termina à meia noite.
A interface "parada" é definida quando cinco solicitações consecutivas, tanto para início de pagamentos, quanto para informações de conta ou confirmação de fundos, não foram respondidas dentro de 30 segundos, de um ou vários PISPs, AISPs ou CBPIIs. Neste caso, o tempo de parada é considerado como o momento de recepção da primeira requisição da série de cinco na qual não houve resposta até que uma resposta correta seja produzida.
A plataforma Cecabank regista os tempos de cada uma das transações e distingue o canal pelo qual foi executada. Essa ferramenta será usada para extrair os tempos de cada uma das operações, tanto o canal dedicado ao APIS quanto o canal direto disponível para o PSU. Cada operação da API é referenciada com um código de transação. Da mesma forma, para o canal direto, havia códigos de transação previamente diferenciados para cada operação.
O procedimento para realizar a comparação é o seguinte: será extraído diariamente, levando-se a lista de transações para cada canal, os horários definidos no ponto anterior e os tempos e percentuais de indisponibilidade.
Tempos de resposta.
Serviços de iniciação de pagamento
Serviços de confirmação de fundos
Serviços de saldo da contas (*)
(*) Saldo da conta e transações de pagamento.